Desligamento geralmente é um assunto delicado, não é mesmo? A maioria das pessoas não se sente confortável em desligar um colaborador e nem mesmo em ‘pedir a conta’ da empresa. Eu costumo dizer que o processo de desligamento começa lá na contratação… que precisamos alinhar as expectativas com regularidade e estarmos abertos para fazer mudanças a medida que os objetivos ou valores não façam mais sentido para uma das partes – ou para as duas. Não é porque um contrato encerrou, que precisamos ser inimigos – basta sermos honestos e termos respeito por esta relação.
Mas afinal, como fazer para manter as portas abertas, mesmo quando a iniciativa de sair da empresa é sua? É super importante que você fique atento em cada uma das dicas de hoje. Elas podem fazer toda a diferença para a sua carreira!
DICA 1: ESTEJA SEGURO
Antes de tomar essa decisão, tenha certeza de que este é o melhor caminho para você. Converse com o seu líder sobre seu desempenho, objetivos e possibilidades de carreira antes de pedir o desligamento. Evite usar sua saída como estratégia de negociação salarial. Se você quer negociar um reajuste, fica conectado por aqui que vamos falar sobre isso mais pra frente 😉
DICA 2: SEJA GRATO
Independente do motivo da sua saída ou do período em que trabalhou na empresa, agradeça a oportunidade e reconheça os pontos positivos dessa experiência. Procure aprender com o que aconteceu para evitar os mesmos erros no futuro.
DICA 3: AVISE COM ANTECEDÊNCIA
Quanto mais estratégica for a sua posição na empresa, mais tempo eles precisarão para se organizar com a sua saída. Procure construir um plano em conjunto para facilitar esse processo e se coloque a disposição para ajudar – treinando ou indicando outra pessoa para o seu lugar. A empresa também pode contribuir com o seu processo de recolocação, flexibilizando sua jornada de trabalho ou até recomendando você para outras organizações.
DICA 4: SEJA HONESTO
Se possível, fale abertamente com o seu líder logo que tomar a decisão. Comente sobre seus motivos e novos objetivos. Peça orientação, se for o caso. Evite passar a impressão de reclamação ou contestamento neste momento. O fato de você decidir que a empresa não combina mais com você, não significa que ela não seja boa para outras pessoas. Diga o quanto é grato e faça o comunicado.
DICA 5: CUMPRA COM O COMBINADO
Comprometa-se com todas as suas responsabilidades até o seu último dia de trabalho. Não deixe pendências e não faça ‘corpo mole’ só porque está se desligando. De forma alguma prejudique a empresa ou as pessoas que trabalham com você.
DICA 6: SEJA DISCRETO
Evite comentar os detalhes da sua saída ou criticar a empresa para outras pessoas – isso não vai ajudar a eles e nem a você. Se você se sentiu muito prejudicado, conversou com a empresa e não obteve o suporte necessário, considere buscar apoio profissional.
Ah, lembre-se que alguns compromissos podem continuar mesmo depois do encerramento do contrato – como o compartilhamento de informações ou dados sigilosos, por exemplo. Fique atento!
Mas e aí, com essas dicas você acha que dá pedir demissão da empresa e deixar as portas abertas? Comenta aqui o que você achou desse artigo!
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Um abraço, muito sucesso!
Leyla Berns
Conexões, Carreira & Sucesso Profissional