Agora vamos aprofundar um pouco mais o tema: processo seletivo? Quando dissemos no artigo anterior que você precisa “ser você” em um processo seletivo, não significa que deva se acomodar e “esperar” uma empresa que procure exatamente as suas habilidades! =)
Durante um processo seletivo, as empresas utilizam várias ferramentas para conhecer melhor cada candidato. Existem as entrevistas pessoais, virtuais, coletivas, os testes situacionais ou de personalidade e também as famosas… Dinâmicas de Grupo.
Em função de toda ansiedade que envolve qualquer processo seletivo e de tantas informações que temos acesso na internet, percebo que ainda existem muitas dúvidas de como se comportar… Então vamos lá!
Vale lembrar que um dos principais objetivos da dinâmica de grupo é observar o comportamento das pessoas enquanto “grupo” mesmo. Os selecionadores avaliam sua postura individual, mas principalmente como você interage com os demais candidatos quando precisa tomar uma decisão, se organizar com o tempo ou até mesmo na comunicação – em cada atividade proposta.
Se você quer se destacar neste processo, indico que desenvolva algumas competências, afinal, o mercado está muito competitivo!
Separei alguns pontos abaixo, que normalmente são valorizadas quando realizamos uma dinâmica de grupo através da Link Talentos, observe e avalie-se:
– Espírito de Equipe: Além fazer a sua parte no trabalho que está sendo desenvolvido, deixar que os demais façam as suas, também é importante! É necessário saber como contribuir, saber ouvir e aceitar sugestões, e mostrar comprometimento com a tarefa!
– Foco em Resultados: Em alguns momentos, o que vale na dinâmica é atingir o objetivo ou terminar em tempo! Às vezes, o grupo não entrega o resultado por não estabelecer um simples consenso.
– Flexibilidade: Imprescindível! Até que ponto minhas ideias são as melhores? Quais seriam os benefícios de aceitar a ideia do outro grupo ou de um colega?
– Liderança: Não precisamos de um “cargo” para praticar! É importante termos a capacidade de liderar um projeto, uma atividade, ou até mesmo para iniciar uma tarefa. Dar o exemplo nas atitudes e não esperar acontecer também é uma característica da liderança.
– Comunicação: Esta competência vai além do “falar bem”. É preciso entender e ser entendido pelas pessoas. Expor com clareza, sentimentos e necessidades, é fundamental para manter bons relacionamentos e conseguir bons resultados em grupo.
– Autoconhecimento: Quanto mais nos conhecermos, melhor podemos usar nossas habilidades e aceitar nossas fraquezas. Isso mostra maturidade e pode ajudar no autocontrole emocional e no clima do grupo.
– Brilho nos olhos: Conhecendo suas motivações e seus limites, você também pode inspirar outras pessoas! Não espere estímulos externos para se sentir motivado com seu trabalho ou com a vida! Todos gostam de ter pessoas alegres, bem humoradas e dinâmicas na equipe!
Estes, são apenas alguns (bons) exemplos para quem quer se destacar numa dinâmica de grupo! Na verdade, se comportando assim, você será destaque em qualquer ambiente que frequentar, favorecendo diretamente sua carreira profissional! Além do conhecimento técnico e experiência na área, em algumas funções, estas características serão fundamentais!
Caso perceba que precisa desenvolver algumas… MÃOS A OBRA!! Não pense pequeno, você tem o mundo inteiro para explorar! Cada vez mais, as empresas buscam por pessoas capacitadas e qualificadas para as mais diversas oportunidades de trabalho!
E agora, com estas competências desenvolvidas, você ainda acha que a dinâmica de grupo pode ser uma barreira?
Um abraço, Leyla Berns
Conexões, Carreira & Sucesso Profissional