Há pouco tempo escrevi sobre a motivação aqui no blog, dizendo que ‘ninguém motiva ninguém’ (clica aqui pra conferir!) e hoje meu desafio é responder uma pergunta que os líderes me fazem muito: ‘Como manter a motivação das pessoas em tempos de crise?’.
Mas Leyla, se ninguém motiva ninguém, como o líder pode ser responsável pela motivação da equipe?
Vamos começar desmistificando o conceito de liderança?
Para início de conversa, liderança é a arte de influenciar pessoas – não é um cargo. Liderança é uma habilidade social. E, para a minha alegria (rs), é uma competência que pode ser aprendida – desde que a pessoa tenha real interesse em desenvolver essa habilidade. E para falar de motivação na empresa, precisamos falar de liderança porque gestão de pessoas é importante nesse processo. A forma com que é feita a gestão da empresa influencia diretamente a qualidade do ambiente de trabalho, das relações interpessoais e das entregas dos colaboradores – ela determina os resultados de uma organização! E se as pessoas não estão motivadas, como elas farão boas entregas? É praticamente impossível.
E esse é o ponto! Ainda que você não possa motivar uma pessoa, você pode influenciar no processo de motivação dela, que é só dela. E é aí que entra a necessidade de desenvolver suas habilidades de liderança. E a sua primeira tarefa é entender como funciona o processo de motivação nas pessoas. O segundo passo, é conhecer a sua equipe. Entender os objetivos, os valores e o propósito dessas pessoas vai fazer com que você se conecte com elas e saiba exatamente o que é importante ‘para elas’ e o que pode ‘de fato’ mantê-las motivadas. Não significa que você vai fazer tudo o que elas querem, mas você vai poder escolher o que faz sentido para você e tomar decisões com mais consciência Fornecendo feedbacks você poderá alinhar as expectativas da equipe com as da empresa.
Você até pode fazer uma autoanálise, pesquisas na internet ou conversar com outros líderes para tentar prever o que as pessoas realmente querem. Mas você também pode obter essas informações diretamente da sua equipe, formal ou informalmente. Qual é o seu estilo preferido de comunicação? Pode ser uma conversa individual ou coletiva, através de reuniões, formulários de pesquisa ou até mesmo por email. A proposta aqui é que você saiba exatamente o que faz o coração dessas pessoas bater mais forte! O que faz os olhos delas brilharem e onde elas querem chegar… se elas disserem porque trabalham com você ou que tipo de proposta de trabalho fariam com que elas saíssem, é um excelente ponto de partida! E se a sua gestão estiver alinhada com a equipe, a probabilidade de ter uma equipe motivada é altíssima!
Importante: quando você terminar a sua primeira tarefa, vai descobrir que a motivação não é algo estático… todo mundo passa por fases boas e ruins e isso faz parte do jogo, faz parte da vida. Mas uma coisa é certa: quanto melhor for o seu relacionamento com as pessoas, mais fácil será esse trabalho. Mantenha as portas abertas, ouça sua equipe e dê feedbacks honestos… as pessoas gostam de ser ouvidas – especialmente pelos seus líderes. Porque liderança e comunicação devem caminhar juntas =) Além do mais, é muito mais difícil fazer a gestão de uma equipe que você não conhece. Realmente vale a pena investir nessa missão =)
Mas e então, o que a motivação tem a ver com a liderança e gestão de pessoas? Acredito que a resposta seja ‘tudo’. E que se você for um líder que inspira, a motivação da equipe não será um problema!
Espero que esse bate-papo tenha contribuído para mostrar qual importância da gestão de pessoas nas empresas para a manter a motivação da equipe – em tempos de crise, ou não.
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Um abraço,
Leyla Berns
Conexões, Carreira & Sucesso Profissional